Bem-vindo!

Bem-vindo!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Se eu fosse você, pintava!

Se eu fosse você, pintava.
Noutro dia estava no salão e ouvia as conversas das muitas mulheres ali presentes; umas
Sempre chega um momento da vida em que ao entrar num estabelecimento comercial, as pessoas te chamam de senhora. Senhora, eu? Confesso que quando isso começou a acontecer comigo, fiquei um tanto quanto decepcionada. É muito esquisito! 
pintavam as unhas e as decoravam com flores, borboletas e outras coisinhas pequenas. Esquisito. Talvez a esquisita seja eu, pensei. Outras com papéis metalizados na cabeça, pareciam visitantes de outros planetas. Uma pinça enorme avançava nas sobrancelhas de uma terceira e a cera, ah, a cera, com um ar lúgubre arrancava pelos de buços, cavanhaques, sobrancelhas e bigodes.  Confesso que quando estou num ambiente repleto de pessoas tão díspares, me sinto inquieta e prefiro escutar. O burburinho aumentava e o som frenético dos secadores de cabelos desafiava a compreensão humana. Mas ouvi perfeitamente quando duas falavam em cabelos brancos. “Cabelos brancos em mulheres é relaxamento, em homens é glamour”! (?) É, concordo que homens grisalhos ficam charmosos e aí parei para pensar nos cabelos grisalhos de uma mulher. Dizem que as mulheres não ficam velhas, ficam loiras.
O certo é que a cada vinte dias, a maioria das mulheres corre ao salão e passa horas cobrindo os incontroláveis fios brancos que parecem se multiplicar a cada mês. Lembrei de algumas mulheres que resolveram assumir seus fios brancos e aí me dei conta que todas as que lembrei eram mulheres poderosas e elegantes: a ministra Christine Lagarde, Kathleen Sebelius, a atriz Cássia Kiss, Glória Menezes, a escritora Anne Kreamer. Mas afinal? Por que as mulheres pintam os cabelos? Cabelo branco pode ser chique, autêntico, mas na maior parte do planeta continua proibido. Ou melhor, como as duas que conversavam ao meu lado diziam: deixa um ar de relaxamento, desleixo, preguiça, velhice. Será que isso é apenas cultural? Será que só mulheres poderosas se sentem libertas para assumir sua brancura?
Talvez a única pessoa a quem enganamos quando pintamos os cabelos seja a nós mesmas.  Talvez a pintura que nós achamos que nos rejuvenesce, o faça em apenas 1 ou 2 anos. Como será que ficariam em mim os meus cabelos brancos? Quantos eles seriam? Será que já são muitos? Confesso que pinto tanto que nunca mais me vi ao natural e nem sei o tanto que eles avançaram,  risos. E assim de pintura em pintura, vamos mudando os tons e passamos por quase todas as cores do arco íris! Do loiro à berinjela.  Já vemos cabelos totalmente vermelhos! Não são avermelhados, são cores vermelhas púrpuras!
Resolvi meter a minha colher naquele papinho e arrisquei umas opiniões e sugestões, cheguei ao cúmulo de afirmar: acho que vou assumir meus fios brancos! Afinal, com um bom corte, cabelos bem tratados, o branco deve ficar bonito. Senhora, sim! Com muito orgulho. Uma delas, então se virou e disse: se eu fosse você, pintava!