Bem-vindo!

Bem-vindo!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Você já se apaixonou hoje?

Você já se apaixonou hoje?


A paixão faz bem à saúde.
A mídia nos entope todos os dias com anúncios, descobertas  e propagandas que nos faz supor saúde e beleza; creme anti-rugas, bundas de enchimentos, peitos de silicone, banhos de parafina, caminhadas, corridas, meditação, mandalas, academias, tomar 2 litros de água por dia, limpeza de pele, verduras, frutas, sucos, cabelos mechados, escovados, pranchados, esticados, carne magra, cereais,  1 copo de vinho.., ufa! Fiquei cansada só em lembrar.
Bem, então eu te digo: apaixone-se! É  isso aí! Paixão faz bem para a saúde e não sai caro.
Psiquiatras do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo, dizem que esse sentimento melhora o humor, estimula a circulação, hidrata a pele e combate vírus e bactérias. Para os estudiosos a definição de paixão é a explosão de substâncias, uma espécie de curto-circuito, com descargas para todo o corpo.
Os sinais mais evidentes nos apaixonados são: aumento da pressão arterial, freqüência respiratória, batimentos cardíacos, dilatação da pupila, tremores, rubor. Além de falta de apetite, concentração, memória e sono.
Céus!
Na primeira fase da atração, o amor tem um poder viciante.Uma das substâncias responsáveis pelas descargas de emoções para o coração e as artérias é a dopamina, o neuro-transmissor da alegria e da felicidade. A diminuição da dopamina é o fim do amor? Não. Se a paixão persiste, após 3 anos, então entram em ação a oxitocina e a vasopressina, responsáveis pela formação dos laços afetivos mais duradouros e intensos, como os da mãe com o filho. Eles preparam o terreno para um relacionamento estável.
Incrível!
Diante dessa avalanche de emoções, amar faz muito bem ao organismo. Suspiros, suores, olhares perdidos. Ficamos agitados, corajosos, dispostos a realizar novas tarefas, apesar de dormir mal e comer mal. O mecanismo cerebral é idêntico ao de  se viciar em cocaína, algumas pessoas necessitam da liberação freqüente de dopamina. Por causa da liberação de adrenalina o coração bate mais forte é o mesmo tipo de reação que acontece quando alguém está em perigo.
Por isso se diz comumente que a paixão nos cega, nos deixa “ enlouquecidos”, capazes de qualquer coisa e às vezes, até nos emburrece.  Por esse motivo, ela não dura mais de 3 anos, pois se assim fosse, certamente iria nos deixar loucos, literalmente  fora de si. Com o tempo a paixão tem que se transformar em amor.
Mas lembre-se: ninguém completa ninguém. Somos únicos e temos que nos completar sozinhos. Não somos complementares. E mais uma coisa, não se lastime se porventura a tua paixão te faz sofrer, na verdade, a gente não ama quem quer amar.   Não escolhe.  É o coração que se encanta.
Chega de comprar cremes, vamos apaixonar!

Um comentário: